segunda-feira, 6 de setembro de 2010

#005 Adestramento de pequenas misses:

Hello para quem tá aí, se é que tem alguém aí.
Vim pra fazer um post rápido (que provavelmente vai virar um testamento cansativo), porque tava vendo Discovery Home Health – que não é um dos meus canais preferidos, obviamente – e resolvi fazer um post sobre um programa de documentários, chamado ‘pequenas misses’.
É um programa que mostra os bastidores de concursos/competições de misses juvenis, que são produzidas e versadas, coreografadas para repetirem expressões e passos num palco, a fim de serem julgadas por pessoas muito cultas e especializadas, tais como uma professora de matemática, ou uma dona de uma clínica de bronzeamento artificial.
As crianças usam acessórios pesados, cílios postiços, apliques, maquiagens carregadas como de senhoras, se depilam, fazem bronzeamento artificial, e usam vestidos de três mil dólares que provavelmente começaram a ser pagos dois anos antes de começar o concurso. O que significa que crianças de quatro anos, já tinham um compromisso marcado pelas mães desde os dois.
É claramente doentia a obsessão de uma mãe que se dedica àquilo mais do que a criança, que nem ao menos esboça algum divertimento, só preocupação, ansiedade e vergonha, o que resulta muitas vezes na desistência da mesma. -.-
Eu poderia falar muitos porquês disso ser tão absurdamente ridículo, mas separei em razões não muito justificadas, se não vou ficar nervosa demais.
As crianças (muitas vezes bebês) não têm opinião formada, ainda, e provavelmente não terão já que os pais me parecem meio desorientados e infantis.
As crianças nem ao menos têm coordenação motora suficiente, e muitas vezes devido à timidez caem no palco, para que todos riam, humilhando-as.
Uma decepção pode estragar a vida das pobres crianças para sempre, desapontá-las, e afins.
As mães gordas delas ficam pulando na frente do palco, como se estivessem coreografando um golfinho adestrado, e aquelas crianças desengonçadas copiam como pequenos robozinhos.
Um pequeno erro que as crianças cometam, não será perdoado nunca, nem pelos pais, nem pelo júri.
Esse tipo de competitividade sem motivo, incentiva às crianças desde cedo a não terem espírito esportivo, já que toda vez que uma mãe perde, fica claramente abalada e revoltada. Além de mostrar a raiva que sente das outras crianças.
Dá pra ver o olhar de inveja precoce, em cada criança quando outra está ganhando uma faixa, um troféu ou até apenas uma rosa.
Nem ao menos as crianças são ‘avaliadas’ pela beleza natural, carisma, espontaneidade, desenvoltura. São super produzidas, assim é um concurso em que vence quem sabe se produzir melhor, incentivando à superficialidade. Minto, é um concurso em que vence quem tem a mãe que sabe produzir melhor.
É patético ver uma mãe aos prantos porque a filha de dois anos não quis subir no palco, e essa foi a primeira vez que a filha a decepcionou. Imagina então quão grande vai ser a decepção quando a filha tirar uma nota vermelha, começar a beber, ou der o primeiro beijo na boca.
Muitas mães contratam uma personal stylist, uma coach, e uma personal choreographer, para tornar a apresentação da criança cada vez mais perfeita e minuciosa em palco.
Se o prêmio for em dinheiro, é absurdo, porque os pais claramente e publicamente estariam explorando  e expondo as crianças; Se o prêmio é um troféu, é um desgaste e stress da criança totalmente irreparável e injustificável. Além de uma lição de egoísmo e futilidade.
 Teve uma mãe que chorou, e teve uma que disse sobre a filha (por ter ficado em segunda colocação) ‘ela não se saiu tão bem como eu esperava, mas ainda a amo’. [...]
As crianças são mimadas, nojentinhas, e treinadas para se sentirem e agirem como se fossem melhores do que os outros.
As crianças ficam exaustas, e a preocupação principal dos pais é com as olheiras no dia do concurso!
O maior consolo que uma mãe deu à filha não foi ‘o que vale é competir’ mas sim ‘terão outros concursos, você terá a chance de tentar de novo, vamos lá, me orgulhe’.
As crianças devem ser adotadas, porque as mães são muito feias e deformadas. Acredito que projetem nos filhos, as oportunidades e resultados que nunca puderam ter.
Enfim é isso. É um dos piores programas do canal, de onde se salvam poucos. Eu sei, eu sei... ‘por que você tava assistindo então naaaneee?’ Porque eu tenho tendência ao sadomasoquismo, e gosto muito de me torturar. q
Além do mais, apesar de ter ambicionado muito quebrar a televisão, sei que o DH&H não tem nada a ver com isso, apenas mostra os bastidores, só que mostra os bastidores de eventos erradamente errados!
Um beijo grande, paz! :*